A JURA, organização juvenil da UNITA, no Uíge, promoveu neste sábado, 8 de Junho de 2024, uma palestra com membros da sociedade civil, dentre os quais líderes de diferentes organizações e incluindo religiosas, que abordou sobre o impacto e a importância da institucionalização das autarquias locais, na vida da juventude e da população em geral.
Falando em exclusivo à Rádio Despertar, o Secretário Provincial da JURA no Uíge, José Nkola Luvambu, justificou a realização do encontro pela pouca informação e conhecimento que se regista no seio da sociedade nesta província e no país em geral, que também manifestou a sua preocupação pela ausência de informação sobre autarquias a vários círculos da sociedade.
“Então, nós enquanto braço juvenil, somos jovens, temos que falar com os outros jovens; lucidá-los, no sentido de eles terem a noção do que é que realmente autarquias”.
“Repare que ainda hoje tivemos contacto com uma jovem, que é estudante até, do ensino médio. E, perguntei-lhe se sabia o que era autarquia, nem sequer tem uma noção do quê que é autarquias. E, isso nós a JURA preocupa-nos”, disse o responsável provincial da Juventude Unida Revolucionária de Angola, no Uíge.
No mesmo âmbito a Assembleia Nacional suspendeu a discussão na especialidade da proposta de Lei do Governo e o Projecto de Lei da UNITA, para aproximação de posições com vista à elaboração de uma única lei para a institucionalização efectiva das eleições autárquicas em todo o país, e criou uma comissão interpartidária que integra os partidos políticos com assento parlamentar e a sociedade civil, reunida nesta sexta-feira, 07.06 que levará a criação de uma única lei de consenso e que satisfaça todos os cidadãos angolanos.