XI CONGRESSO

Sob o lema “Unir Angola para a mudança em 2012”, a UNITA organizou e realizou o seu XI Congresso Ordinário, de 13 a 16 de Dezembro de 2011, em Luanda.

A convocação da reunião magna da UNITA foi feita pelo Presidente do Partido, Isaías Henrique Ngola Samakuva, no dia 6 de Outubro de 2011, nos termos do n° 4 do Artigo 40°, Sub Secção I, Secção II do Capitulo V dos Estatutos do Partido conjugado com n° 1 do Artigo 22° Sub Secção I, Secção I do Capitulo V dos mesmos estatutos.

Os trabalhos que conduziram à realização do maior conclave dos maninhos foram coordenados por uma comissão organizadora dirigida pelo Vice-Presidente da UNITA, Ernesto Joaquim Mulato.

Por sua vez, a Comissão Organizadora desdobrou-se em várias comissões com o destaque para as dos assuntos políticos e administrativos. Integrou ainda as comissões de mandatos, de ética e a comissão eleitoral.

O secretário-geral da UNITA, na altura, Abílio Kamalata Numa dirigiu a comissão dos Assuntos Políticos, encarregue, entre outras tarefas, de realizar conferências provinciais para debate de Teses e eleição dos delegados ao Congresso. A comissão para os assuntos políticos foi também integrada pela subcomissão para os assuntos estatutários, que teve a incumbência de estudar e adaptar os documentos reitores do partido aos novos tempos.

O Dr Alcides Sakala Simões ficou com a responsabilidade de conduzir a comissão eleitoral, enquanto o Dr. Fernando Heitor respondeu pela comissão de ética do XI Congresso da UNITA.

Entre as acções de vulto que tiveram lugar até a realização do XI Congresso da UNITA, destaca-se a análise e aprovação das Teses e da quota de delegados ao Congresso pelo Comité Permanente, distribuição das Teses às províncias pela Comissão para os Assuntos Políticos, para debate pelos membros do Partido, apresentação de candidaturas à presidência da UNITA, divulgação das candidaturas pela Comissão Eleitoral, realização de Conferências Municipais e Provinciais para a aprovação de Teses e eleição dos delegados ao Congresso e de candidatos à Comissão Política, campanha eleitoral pelos candidatos à presidência da UNITA.

Um dos momentos muito marcante foram as Conferências Municipais e Provinciais em que os militantes analisaram a situação política nacional, reflectiram sobre as Teses ao XI Congresso do Partido, propuseram algumas emendas aos Estatutos do Partido e escolheram os Delegados ao XI Congresso e os candidatos à Comissão Política da UNITA. Houve casos em que os participantes aprovaram também mensagens específicas que os militantes desse Município quiseram fazer chegar ao Congresso.

As diversas Conferências Municipais produziram uma Acta que foi enviada ao respectivo Secretariado Provincial.

As Conferências Provinciais decorreram sob orientação de membros do Comité Permanente da Comissão Política enviados de Luanda. Essas Conferências Provinciais consolidaram as deliberações tomadas ao nível municipal.

Relativamente à renovação de mandatos, apresentaram as suas candidaturas os senhores Isaías Henrique Ngola Samakuva e Estevão José Pedro Katchiungo.

Na noite anterior ao do início dos trabalhos do Congresso, os dois candidatos enfrentaram os mais de mil de delegados, expondo a sua Moção de Estratégia e sujeitaram-se às perguntas do eleitorado.

No final do acto eleitoral, contabilizados os votos validamente expressos, o presidente da Comissão Eleitoral, Dr. Alcides Sakala Simões procedeu à divulgação dos resultados eleitorais como segue:

– Isaías Henrique Ngola Samakuva obteve 868 votos, equivalentes a 85,6%

– Estevão José Pedro Katchiungo 112 votos correspondentes a 11%.

Com base nos resultados apurados, a Comissão Eleitoral do XI Congresso Ordinário declarou o Senhor Isaías Henrique Ngola Samakuva Presidente eleito da UNITA para o mandato de quatro (4) anos.