O Secretário Geral da UNITA, Álvaro Chikwamanga Daniel disse esta quarta-feira, 24 de Julho de 2024, em conferência de imprensa realizada na sede do seu Secretariado Geral, em Luanda, que o seu partido está financeiramente bom e a medida da (actual) realidade económica, e tem tido uma gestão mais transparente possível dos recursos à sua disposição, tendo no entanto revelado que o partido tem dificuldades de mais recursos financeiros.
Álvaro Chikwamanga falava durante o lançamento da quadra de comemorações do 3 de Agosto, data natalícia do seu Presidente Fundador, Jonas Malheiro Savimbi, que se estivesse em vida completaria 90 anos.
O responsável fez entretanto saber, que o seu partido vive também a crise económica geral existente no país, considerando que, só não vive a crise económica aquele que deve ter roubado o dinheiro do povo e tem muito dinheiro.
Na oportunidade, o responsável revelou ainda que, o seu partido trabalha com o dinheiro adquirido de forma honesta do Orçamento Geral do Estado em função do número de deputados que tem na Assembleia Nacional, e com o dinheiro vindo das quotas de seus membros e contribuições dos amigos e simpatizantes, para a realização das acções da preparação do partido para os vários desafios próximos.
Álvaro Chikwamanga Daniel defendeu que o partido vai usar judiciosamente para os desafios das autarquias e das eleições gerais os recursos que recebe.
Durante a sua intervenção, o responsável denunciou, entretanto que, o seu partido tem até agora retido cerca de 500 e tais milhões de Kwanzas [por instâncias governamentais], através de um processo judicial, que não ata nem desata.
Álvaro Chikwamanga considerou o processo judicial que retém mais de 500 milhões de Kwanzas do seu partido, de injusto e não claro, classificando a acção como sendo parte da luta política, visando tirar a possibilidade do adversário ter oxigênio suficiente.
Na ocasião, o Secretário Geral da UNITA defendeu que apesar dos obstáculos, o seu partido tem aguentado, que, é isto que faz a sua luta e a sua diferença, de lutar sempre com adversidades, mas nunca perder o foco.
O Secretário Geral da UNITA confirma que o partido tem procurado fazer uma gestão mais clara possível, mais transparente possível, mais parcimoniosa e de maior contenção possível os recursos que tem.