O Núcleo da Vice-Presidência da UNITA promoveu esta segunda-feira, 29 de Julho de 2024, na Província de Luanda, no Complexo Sovsmo em Viana, uma Palestra que abordou sobre a trajetória política do seu Presidente Fundador, Jonas Malheiro Savimbi, no quadro das comemorações do 3 de Agosto, data natalícia do seu líder fundador, que assinalam os 90 anos do seu nascimento.
O encontro que abrangeu os quadros das estruturas centrais do partido, foi presidido pelo Secretário da Presidência da UNITA, Diamantino Mussokola, que considerou Jonas Savimbi um Nacionalista e um Patriota e considerou a UNITA como sendo um ideário e um instrumento de luta deixado por Jonas Malheiro Savimbi.
O responsável defendeu que, tal como no passado a UNITA precisou de todos para a luta patriótica, anticolonial e democrática nacional, e após o colonialismo – na luta patriótica, anti-imperialista e democrática nacional, hoje também a UNITA precisa de todos para a luta patriótica, neocolonialista e democrática nacional.
Diamantino Mussokola considerou na ocasião que, o Dr. Savimbi e a UNITA são a mesma coisa, e sobre a Fundação Jonas Savimbi sublinhou que a UNITA não está contra a Fundação, mas não permite [não permitirá] que um membro da mesma crie obstáculo à Marcha da UNITA.
Lembrar que, ainda no quadro da quadra comemorativa dos 90 anos do Líder Fundador da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, a JURA, organização juvenil do partido, realizará um acampamento da juventude, de 31 de Julho a 2 de Agosto, na Lopitanga, aldeia originária Jonas Malheiro Savimbi. E, está prevista a deslocação de uma comitiva de 36 membros da família junto da direcção da UNITA, para homenagem que será marcada com discurso do Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior.
Estão ainda previstas no âmbito da quadra comemorativa várias actividades com destaque para encontros políticos, desportivos, culturais, recreativas e académicas para homenagear a vida do líder e Presidente Fundador, do maior partido na oposição em Angola.