O deputado à Assembleia Nacional, Adriano Sapiñala, que intervinha nesta terça-feira, 20 de Agosto de 2024 a quando do debate e aprovação da Conta Geral do Estado 2022, qualificou a situação socioeconómica das famílias angolanas, de desoladora, tendo igualmente considerado a Conta Geral do Estado 2022 como negativa, apesar dos números que o ministro do estado trouxe.
Adriano Sapiñala sublinhou que, hoje saímos para as ruas, a situação é desoladora, e aconselhou a equipa económica e executivo no seu colectivo, sempre que houvesse possibilidade saíssem para as ruas para poderem entender o que é que recebem de relatório nos Gabinetes e o que é que o país apresenta de facto.
O também Secretário Provincial da UNITA em Luanda, exortou aos deputados do partido no poder – o MPLA a desistir do discurso propagandístico, afirmando que, adoptar o discurso propagandístico já não ajuda a ninguém.
De acordo com Adriano Sapiñala, hoje a vergonha da desgraça em Angola está a céu aberto, e que não precisa-se de tratar o assunto com tabus.
“É a realidade, o povo está a sofrer”, disse o deputado. Segundo Adriano Sapiñala, “não dá para compactuar com a situação”, e realça ser importante inverter o quadro da situação económica do país, considerando que, as pessoas estão desesperadas.