O Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, que falava em conferência de imprensa de balanço do ano parlamentar findo, realizada no passado dia 22 de Agosto de 2024, em Luanda, na sede do Grupo Parlamentar, denunciou que o salario de base do deputado é de 547 mil AKZ, que representa 124 vezes inferior aos 68 milhões de AKZ de Presidentes de Conselho de Administração de algumas empresas públicas.
Liberty Chiyaka revelou ser de 547 mil AKZ, o salário de base do deputado angolano, a par dos subsídios, que podem ser cortados em anos de alguma contenção, como fez saber o parlamentar.
O responsável parlamentar, que respondia às perguntas dos jornalistas, considerou o salário do deputado angolano não ter comparação nenhuma aos dos países vizinhos de Angola e o país irmão de Moçambique.
“Vá aqui à RDC, vá aqui à Namíbia, vá aqui à Zâmbia. Qual é o salário do Deputado? Vá à Moçambique. Não há comparação com Angola”.
De acordo com o líder parlamentar, esta realidade acontece porque a filosofia do estado angolano é promover a indigência, manter os deputados dependentes, miseráveis, de tal sorte que as pessoas têm de pedir favores à Sua Excelência; toda gente tem que pedir, agradecer.
“Não! Essa filosofia está errada”, disse Liberty Chiyaka, revelando que, o salário de base do deputado são 547 mil Kwanzas, sustentando ainda que, o deputado tem outros subsídios, mas podem ser cortados em anos oficialmente de alguma contenção.
“Mas, atenção, o deputado tem de ter mesmo condições de trabalho para cumprir bem o seu mandato. Mas, também não é para pedir favor ao governo: de forma nenhuma, é para servir bem o cidadão”.
“É desolador o que os deputados passam, até os deputados”, sublinhou o Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA.
O responsável parlamentar denunciou ainda, a situação que passam os representantes do povo fora da Capital, afirmando que, os deputados residentes nas outras províncias e não Luanda, quando vêm a Luanda, é um deus nos acuda, os deputados do círculo residente passam mal.
Liberty Chiyaka denunciou que, o subsídio de comunicação de um ministro é 1 milhão de Kwanzas, sustentando que, nem sequer é salário do deputado.
O Líder parlamentar acrescentou, dizendo, “já ouvimos Presidentes de Conselhos de Administração de empresas públicas, têm salário de 68 milhões de Kwanzas; é um salário duas mil vezes mais, o salário do pobre deputado”.