O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, revelou durante uma entrevista que concedeu recentemente (11.09.2024) à Rádio Essencial, o seu partido não ter dúvida nenhuma de que ganhou as Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022.
“Nós em 2022 não temos dúvida nenhuma de que ganhamos as eleições, nenhuma dúvida sobre esta questão. Não foi um processo fácil, como afirmou, foi um processo longo. Nós utilizamos todos os processos que a lei nos permiti para contestar aquilo que a CNE fez”.
De acordo com o líder partidário, a UNITA usou toda litigância possível que poderia utilizar, e a única coisa que faltava era partir para ilegalidade dos actos, e a UNITA recusou ir para ilegalidade dos actos, tão só isto.
O Líder da UNITA sustentou a vitória pela participação brilhante do seu partido na campanha das eleições gerais de 2022 e nos votos obtidos pelo seu partido com base nas actas de votos.
“Os senhores acompanham aquilo que se passa neste âmbito de combate. Portanto, fazer uma campanha como a que fizemos, que foi uma grande campanha, que voltou a motivar muito cidadão à vontade de participação, aquelas multidões, ganhar Luanda”.
“Não se ganha Luanda, e se perde o país. Se ganhas capitais nas eleições em geral, com este acumulado de membros e se perde o país. Cada deputado eleito em Luanda correspondeu a seiscentos mil (600.000) votos. É coisa séria! É coisa muito séria. Mas, nós mandamos ao Tribunal Constitucional as atas das provas, não o quiseram abrir”, disse o responsável da UNITA.
Questionado durante a entrevista em relação à convicção que ele e os membros do seu partido, e também a sociedade em geral têm demonstrado dentro e fora do país sobre a vitória da UNITA e como se sente, o líder da UNITA disse ser um facto difícil.
“É difícil”, disse o responsável da UNITA, acrescentando que, “não foi fácil ir ao Presidente da República, depois para reposicionar a UNITA no âmbito da legislatura”.
Na sua comunicação feita no mesmo dia, em conferência de imprensa restrita apenas para alguns órgãos de comunicação social, na sede da presidência do partido, voltou a reiterar a posição do seu partido, da sociedade angolana e de toda a comunidade internacional, que o seu partido ganhou as Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022.
Adalberto Costa Júnior assegurou que, “a UNITA ganhou as eleições como vocês todos sabem”, disse o Presidente da UNITA, sustentando que, ninguém tem dúvidas, dentro da cadeira do poder todos sabem isso.
“A falta de estado democrático levou a que não fossemos governo hoje. Fizemos uma opção dolorosa, não vamos repetir”, disse o líder partidário, para quem, a pesar de tudo, o seu partido quebrou os dois terços permanentes que o partido de regime tinha na Assembleia, e não é possível terceiros mandatos sem o voto da UNITA, tendo afirmado que, a UNITA não vai dar nenhum aval a violações da constituição.
“Por via legal não vai ocorrer; não serve a Angola, não serve ao continente africano; as ditaduras não servem a ninguém”, sustentou o Presidente da UNITA.