Depois das conferências comunais e municipais, a LIMA, a organização feminina da UNITA realiza também as conferências provinciais que elegeram as delegadas ao seu V Congresso, a decorrer em Luanda, nos dias 3 a 5 de Outubro de 2024.
As conferências, para além de apurarem as delegadas ao congresso, elegeram também membros do Comitê Nacional e membros do Comitê Provincial da LIMA.
Nas Províncias do Bengo, Malanje, Huíla, Huambo, Kuando Kubango, Lunda Norte, Bié, Uíge e em Cabinda, as conferências provinciais acorreram no dia 25 do corrente mês, em que os responsáveis provinciais auguraram um congresso que venha a engrandecer a democracia do partido.
Na província de Luanda a conferência teve lugar nesta quinta-feira, 26 do mês corrente.
O Secretário Provincial da UNITA no Bengo, Moniz Alfredo, que procedeu a abertura da conferência, denunciou a pobreza acentuada e a situação social e económica do país e da província do Bengo em particular.
“Esta magna assembleia ocorre num momento bastante difícil do país e da província em particular, com o acentuar da pobreza no seio da população e a degradação socioeconómica caracterizada pelo elevando custo dos produtos da sexta-básica”.
“O país a completar os seus 50 anos da sua independência, continua com insuficiência no sector da saúde educação, e neste particular, sublinhar muitas crianças fora do sistema do ensino, vias de acesso degradas da nossa esquecida província”, disse o Secretário Provincial.
Tal como confirmou o responsável, as conferências serviram para analisar e debater temas de âmbito político, económico, social e cultural, gerais e específicos com maior incidência na mulher em geral e na LIMA, em particular, bem como discutir as teses, programas, estatutos, regulamentos, e serviram também para formalizar os órgãos deliberativos, assim como eleger as candidatas a membro do Comité Nacional da LIMA e as delegadas ao congresso.
As conferências comunais e municipais decorreram entre os dias 15 a 21 do presente mês.
Lembrar que o V Congresso da LIMA realiza-se em Luanda, no Complexo Sovsmo, município de Viana, nos dias 4 e 5 de Outubro de 2024, sob lema, “Proximidade, empoderamento e liderança transformadora”, e conta com três candidatas à Presidente Nacional da organização, nomeadamente Antonieta Cesaltina Fragoso Kulanda, Etna Iveth Nunda Kapapelo e Maria Alice Sapalalo Chivemba para a substituição de Helena Bonguela Abel, que deixa o cargo a disposição.