Está a vista o fim do período de campanha das candidatas a Presidente Nacional da Liga da Mulher Angolana – LIMA, aberto a 2 de Setembro de 2024, com o término a 2 de Outubro de 2024, para a realização do V Congresso Ordinário da Organização feminina da UNITA, a decorrer em Luanda, de 4 a 5 de Outubro do ano em curso, sob lema: “Proximidade e empoderamento para uma liderança transformadora”.
As três candidatas ao Congresso, nomeadamente Antonieta Cesaltina Fragoso Kulanda, Etna Iveth Nunda Kapapelo e Maria Alice Sapalalo Chivemba transmitem em pouco dias que faltam, todos os argumentos e as suas valências aos membros da LIMA e juntos das delegadas ao V Congresso Ordinário para a sua eleição à liderança da organização.
Amélia Chinguto, mandatária da candidata Cesaltina Kulanda, a número 1 na ordem do boletim de voto, confirmou neste sábado, 28 de Setembro de 2024, à imprensa, o encerramento da campanha da sua candidata esta segunda-feira, 30 de Setembro, na província de Luanda.
De acordo com a mandatária, depois de 22 dias de trabalho árduo, a candidata número 1 ao cadeirão máximo da liderança da LIMA – Liga da Mulher Angolana, a doutora Cesaltina Kulanda e sua equipa regressa à cidade de Luanda, para efectuar o encerramento da sua campanha, isto, no dia 30 de Setembro do ano em curso.
Cristina Mateus, Mandatária da Candidata número 2, Etna Iveth Njunju Nunda Kapapelo, revelou que a candidata número 2 trabalhou na 17ª província, que é a província do Kwanza-Sul, na sua agenda de campanha, onde apresentou as suas linhas de força, depois de deixar a província de Benguela.
Segundo a mandatária, provavelmente está previsto para esta segunda-feira, a viagem para Cabinda, para passar as suas linhas de força aos membros da LIMA e as delegadas ao V Congresso Ordinário, e tal como confirmou, a candidata encerra a sua campanha no dia 2 de Outubro.
Clarisse Kaputu, mandatária da Candidata número 3, Maria Alice Sapalalo Chivemba, confirmou que a sua candidata termina a sua campanha na província de Cabinda, depois de percorrer as 17 províncias do país.
“O nosso périplo pelo país começou pela facha norte, e também a facha leste. Na nossa segunda etapa nós rumamos para a facha sul começando pela província de Benguela. Concluímos toda a facha sul, todas as províncias, onde a candidata número 3 foi recebida com muito carinho, muito calor e também com demonstrações da nossa cultura; dos nossos valores culturais”.
“A nossa candidata retribuiu com o mesmo calor e o mesmo carinho, todas estas demonstrações em todas as províncias por onde nós passamos. E, de realçar que efectivamente só nos falta concluir com a província de Cabinda, mas temos estado a interagir com as delegadas que vêm para o Congresso”.
Satisfeita com o desempenho da campanha da sua mandatária e confiante no trabalho realizado pela equipa de campanha, e espera que a sua candidata vença a corrida a liderança da LIMA.
“Em todas as províncias houve o momento em que a candidata falou para todo o público, e sobretudo deu as suas linhas de força, a sua motivação para se candidatar e também o programa que pretende seguir, caso vença. E, nós estamos a espera que realmente vença, estamos a trabalhar para isso – o cadeirão máximo da Liga da Mulher Angolana”, manifestou Clarisse Kaputu.