No âmbito da comemoração do dia 1 de Junho – Dia Internacional da Criança, a escola do ensino primário e Iº Ciclo do Ensino Secundário, Complexo Maria de Belém, do município de Cacuaco, promoveu nesta terça-feira, 04 de Junho uma visita de constatação com 80 crianças ao Grupo Parlamentar da UNITA, enquadrada no programa extracurricular que se realiza trimestralmente e que desta vez a homenagem foi para os partidos políticos.
O programa teve início no período da manhã com uma visita ao Complexo Sovsmo, em Viana, o espaço onde são realizadas as actividades da UNITA, tendo terminado na sede do Grupo Parlamentar da UNITA cito no distrito urbano da Maianga.
Na sede Parlamentar as crianças procederam a uma visita guiada pelos deferentes gabinetes que constituem o Grupo Parlamentar, onde um dos docente manifestou a sua satisfação e gratidão pela aceitação da visita por parte da UNITA e da estrutura parlamentar da UNITA, em particular.
As crianças puderem interagir com os deputados, na sala de reuniões, em que foram recebidas pelas deputadas do Grupo Parlamentar da UNITA, pertencentes à 8ª Comissão da Assembleia Nacional, que trata sobre as crianças, nomeadamente a deputada Clarisse Mukinda e Maria Emília Inácio, com palavras de boas vindas e intervenções sobre os direitos das crianças e o trabalho desenvolvido pela 8ª Comissão do parlamento angolano.
A deputada Emília Inácio aconselhou também as crianças a empenharem-se nos seus estudos com maior dedicação.
“Então, vocês que têm oportunidade de estudar, que ainda temos muitas crianças fora do sistema de ensino, vocês que têm oportunidade de estudar, estudem mesmo”.
No mesmo âmbito, a terceira Vice-Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, deputada Mihaela Webba, explicou aos alunos sobre o trabalho dos deputados à Assembleia Nacional, realçando que o deputado tem a missão de legislar, aprovar, fiscalizar e representar o povo na Assembleia Nacional.
Os pequeninos tiveram oportunidade de colocar perguntas, que foram pronta e elucidativamente respondidas pela deputada Mihaela Webba.
Respondendo à uma pergunta colocada por uma aluna sobre o que os deputados devem fazer quando alguém viola a lei, a terceira Vice-Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA disse que, quando alguém viola a lei está a desrespeitar todos os cidadãos de Angola, considerando o acto como muito grave, tendo apontado para as instituições para o cumprimento das leis.
“Quando alguém viola a lei está a desrespeitar todos os cidadãos de Angola, então é algo muito grave, e para além de ser algo muito grave é algo que nos faz ficar tristes; tristes, porque da mesma forma que existe o parlamento para fazer as leis, depois existe outras instituições para fazer cumprir a lei. Que instituições são essas para fazer cumprir a lei? A Polícia Nacional, a Procuradoria-Geral da República, os tribunais”, disse a deputada, para quem, “se o deputado não consegue fazer nada, pelo menos essas instituições podem fazer”.
Nos minutos finais da constatação, os deputados brindaram os pequeninos e os três professores que acompanharam as crianças, com a revista do resumo sobre historial do Grupo Parlamentar da UNITA desde a primeira à presente legislatura.