UNIÃO NACIONAL PARA A INDEPENDÊNCIA TOTAL DE ANGOLA

UNITA

“Cinco (5) viagens do Presidente da República é equiparada a aquilo que Angola faz em um ano no turismo”

O jornalista José Gama revelou esta terça-feira, 28 de Abril de 2024, no espaço: “Ponto de Equilíbrio da Rádio Despertar, que o Presidente da República gasta em viagens pelo exterior país mais do que Angla gasta em todo em um ano no turismo.

José Gama que acompanha de perto as viagens do Presidente da República João Lourenço, analisava as recentes deslocações do Presidente da República em Portugal nas comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos; com exceção das deslocações à Coreia do Sul e Estados Unidos, realizadas respetivamente depois de Portugal, onde afirmou que Cinco (5) viagens do Presidente da República é equiparada a aquilo que Angola faz em um ano no turismo.

“Sobre as viagens que o Presidente João Lourenço tem feito ao país, esses dias ele esteve em Portugal, foi no dia 24; esteve lá três (3) noites, e o Presidente ficou no hotel Olissippo Palace Hotel, em Lisboa. Alugaram quartos para 90 pessoas, cada quarto 1000 euros. João Lourenço ficou na suite presidencial que ronda por aí 5 mil euros. Quer dizer que só em hotel em três dias em Lisboa gastaram cerca de 270 mil euros”.

“Se adicionarmos a alimentação, bebidas etc, vamos falar em 300 mil, só em hotel. Depois tem os gastos do avião, e vimos que no ano passado em Janeiro ele foi ao Brasil, e foi reportado que, as viagens dele afinal levam três (3) aviões: o dele, o dos ministros e o da caravana que leva aí os guardas”, disse José Gama.

Segundo o jornalista, “só a transportação do avião, o tempo que ficam no aeroporto, etc, podem ficar aí por dia 300 mil dólares. Para dizer que uma viagem do Presidente podem ficar aí cerca de 5 milhões de dólares ou de euros, se quisermos então, falar”.

“Agora, voltando para aqui, ainda este mês o plano nacional do fomento ao turismo reportou que Angola por ano rende em turismo cerca de 23 milhões de dólares. Quer dizer que cinco (5) viagens do Presidente da República é equiparada a aquilo que Angola faz em um ano no turismo”, revelou José Gama, exortando que é tempo também de começar-se a refletir sobre essas viagens que o Presidente tem estado a fazer.

“Então, é tempo também de começar-se a refletir sobre essas viagens que o Presidente tem estado a fazer, que os gastos são superiores àquilo que o país rende em termos de turismo, e o Presidente este mês se não estou errado, ele alertou que o país não estava a trair turistas”.

Para frei João Hangalo, também participante ao programa defendeu que tempo de crise como a que o país vive cada viagem o Presidente da República faz deve ser informada ao país, realçando que, é muito importante que a nação esteja informada do que o Chefe de Estado está a fazer.

“As viagens do líder da nação, num momento em que a nação está em crise, deviam estar sempre associadas à crise. O quer dizer que cada passo que o líder da nação dá, tinha que ser sabido porque é que ele está ai à direita, porque é que ele está a ir a esquerda, o que é que isso beneficia ao país. Ele está a ir para os Estados Unidos por exemplo, nesse momento fazer o que é? Ele ao sair de Portugal de repente foi para a Coreia do Sul. Ninguém sabia. Eu não sei se se sabia desse périplo. Mas, era muito importante, é muito importante que a nação esteja informada do que o Chefe de Estado está a fazer”.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
X

Publicite aqui

Categorias