Quando no seio de uma pátria há limitações em pensar, criar, produzir, essa pátria não anda. Quando trabalhamos só pelo dinheiro e em benefício próprio essa pátria vai gatinhar, porém sem progresso.
Quando o espírito partidário sobretudo nas classes dominantes falarem mais alto, as massas sofrem.
Quando no seio de uma Nação há indivíduos que buscam fomentar desordem e criar animosidades, a pátria sofre.
Quando o mérito é dado sem reconhecimento, os quadros enfraquecem.
Quando os jovens perdem a esperança e deixam de acreditar no amanhã, engolfam no trivialismo.
Quando eu não estiver dentre vos, sobrará apenas arrependimentos, lagrimas, e palavras que servirão de bussola para vos orientar nesta longa epopeia.
Dr. Jonas Savimbi.
“Os nossos antigos companheiros não estarão ao serviço de nenhuma UNITA democrática, e o tempo no-lo dirá. Vão terminar a fazerem a propaganda contra a UNITA, da mesma maneira que o MPLA a faz, porque aquele que pagou vai pedir as contas. E as contas que o MPLA vai pedir é uma propaganda feia e acérrima contra a organização que eles serviram…”
… Só os que degeneram políticamente têm de dizer mentiras para sobreviverem politicamente. A UNITA não sairá do caminho angolano e africano, porque a verdade é revolucionária.
O MPLA, por falta de argumentos, acusa-nos de sermos a causas dos problemas actuais, mas só o tempo, as circunstâncias e a história contará a verdade.
Dr. Janas Malheiro Savimbi,
31 De dezembro de 1991