“Quando em fim nós passarmos, como os homens da História passam, deixemos para os continuadores, o que não passa” Dr. Jonas Malheiro Savimbi É sob o lema: “Dr. Jonas Malheiro Savimbi – Símbolo da Unidade e Coesão do Partido”. Que a UNITA comemora a quadra alusiva ao 3 de Agosto de 2024.
O 3 de Agosto é o dia em que, no ano de 1934, na localidade de Munhango, provincia do Bie, nasceu Jonas Malheiro Savimbi, Presidente Fundador da UNITA. Se estivesse em vida, Jonas Savimbi completaria hoje 90 anos.
Por esta ocasião e pelos seus feitos, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA enaltece, com incomensurável gratidão, a nobre contribuição deste ilustre filho de Angola, nacionalista e patriota, que legou ao país e aos angolanos, um projeto de sociedade, denominado Projeto de Muangai, consentâneo com as aspirações mais nobres dos angolanos.
O Dr. Jonas Malheiro Savimbi foi impulsionador das mudanças políticas, sociais e económicas que marcam a história de Angola, desde a segunda metade do Século XX.
Jonas Savimbi foi um homem destemido, carismático e dotado de uma invulgar capacidade de argumentação política e de bagagem cultural que impressionava e marcava todos os seus interlocutores.
Para a UNITA, o Presidente Fundador deixou um legado pleno de lições de patriotismo e entrega à causa de todos os angolanos, que permite a UNITA ter a durabilidade histórica, pois são cada vez mais os angolanos que se revêm, dia-à-dia, nos seus ideais.
Para Angola, Jonas Savimbi escreveu na História do nosso país o exemplo de um homem cujos discursos sempre refletiram a vivência dos seus compatriotas e despertaram consciências angolanas para a luta, sem deixar ninguém indiferente e, por isso, ainda hoje é lembrado das mais variadas formas.
Na verdade o seu projecto é que contém as balizas da actual agenda política nacional: Construção do Estado democratico de direito com primazia do sector privado como verdadeiro motor da vida económica.
Para o Mundo, Jonas Savimbi figurou como o exemplo de um revolucionário visionário cuja luta enfrentou as mais diversas contrariedades vindas de dentro e de fora do país. Apesar disso, ao longo da sua vida apenas agiu de acordo com o que a sua consciência lhe indicava como ideal para o seu país.
Jonas Malheiro Savimbi dizia:”A canção da Liberdade é a única que não destoa em todas as latitudes e longitudes do planeta Terra, que é o Habitat do gênero humano”. É pela liberdade e dignidade do angolano que Jonas Savimbi lutou até as últimas consequências, vertendo o seu sangue no campo de honra!
Com a sua luta os angolanos conquistaram o direito de serem homens livres e decidirem o seu próprio destino. Por isso, hoje, lutam para a implementação efectiva das Autarquias em Angola, como a alavanca para a defesa da Democracia Participativa e do Desenvolvimento sustentável.
Neste 3 de Agosto de 2024, dia em que celebramos 90 anos desde o nascimento do Presidente Fundador do nosso Partido, em nome de todos os angolanos que se identificam com o pensamento e o projecto de sociedade de Jonas Malheiro Savimbi, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA verga-se, perante a sua coragem: física, moral e intelectual que fizeram do Dr Jonas Malheiro Savimbi um ímpar líder de vanguarda e declara, solenemente, a sua fidelidade de perseverar na luta em prol de uma Angola livre, una, verdadeiramente democrática e igual para todos seus Filhos.
Jonas Malheiro Savimbi é, pelo seu pensamento e acção, um inextinguível Inspirador para as presentes e futuras gerações, de patriotas Angolanos.
Viva o 3 de Agosto
Viva a memória do Presidente Fundador, Nacionalista e Patriota, Dr. Jonas Malheiro Savimbi.
Viva a UNITA
Viva Angola
Andulo, 3 de Agosto de 2024
O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA