“Quando enfim nós passarmos, como os homens da História passam, deixemos para continuadores o que não passa”.
Dr. Savimbi
Sob o Lema: Dr. Savimbi, uma vida por Angola e pelos Angolanos, a UNITA comemora em todo o país, o dia 22 de Fevereiro, consagrado como o dia do Patriota, em memória ao Presidente Fundador, Dr. Jonas Malheiro Savimbi, tombado em combate nessa data, no ano de 2002.
Esta data constitui um momento de reflexão, inspiração e motivação para todos quantos hoje e, para os tempos vindouros, engajam-se de consciência no esforço de construção de um país que há mais de quatro décadas de independência, não conhece os caminhos do progresso, da prosperidade e da felicidade.
Por isso, com o exemplo do Dr. Jonas Malheiro Savimbi e de todos os heróis da nossa história comum, mobilizemo-nos e redobremos esforços para a tarefa histórica da defesa do Estado Democratico de Direito, para uma Angola plural, livre do medo, da pobreza e da corrupção.
O Dr. Savimbi foi um Nacionalista e fervoroso defensor da integridade territorial de Angola, como o afirmou publicamente “eu sou nacionalista e patriota, para mim acima de Angola não existe mais nada”
A luta pela Democracia que ele liderou, de 1976 a 1991, teve por epílogo a Consagração Constitucional do Estado Democrático de Direito e a Economia do Mercado, em 1992, com os Acordos de Bicesse, assinados em Lisboa, aos 31 de Maio de 1991, por JES e JMS.
Para Jonas Savimbi, a Pátria Angolana esteve sempre em primeiro lugar e sem ela nada mais fazia sentido, tendo morrido por ela, no campo de honra, no dia 22 de Fevereiro de 2002.
22 anos, após a sua morte constata-se com imensa preocupação o retroceder das conquistas alcançadas e os objectivos preconizados por Jonas Savimbi e por todos os patriotas, nomeadamente a paz, a liberdade, a democracia e o desenvolvimento, sendo por isso imperiosa a unidade de todos os patriotas para a alternância do poder, com o fito de se salvar o País amordaçado pela ditadura do actual regime.
Neste dia a ele dedicado, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA rende singela homenagem ao Patriota, Líder, Panafricanista, Diplomata, Mwata da Paz, Combatente pela Liberdade e Pai da Democracia em Angola, Dr. Jonas Malheiro Savimbi, preservando o seu legado e o instrumento de luta que ele criou ao serviço dos angolanos.
Presidente Dr. Jonas Malheiro Savimbi, Presente!
A Pátria jamais vos esquecerá!
Honra e Glória à Vossa Memória!
Luanda, 22 de Fevereiro de 2024
O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA