DECLARAÇÃO ALUSIVA AO DIA DA CRIANÇA

Pronunciamento da  LIMA- liga da Mulher Angolana

LIGA DA MULHER ANGOLANA LIMA

SECRETARIADO EXECUTIVO DO COMITÉ NACIONAL DA LIMA

2024 – ANO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA AS AUTARQUIAS

 

Declaração Alusiva ao Dia Internacional da Criança

 

  Celebra-se neste dia 1 de Junho, o Dia Internacional da Criança,  o Dia daquela franja que representa o futuro da humanidade. Comemorar este Dia, é comemorar a vida, é olhar com olhos de esperança de um mundo melhor para toda a humanidade.

Celebramos esta data num momento particularmente complexo e que nos remete à uma profunda reflexão, sobre as vicissitudes sociais por que tem sido mergulhadas, as crianças pelo mundo, particularmente em Angola.

O Secretariado Executivo do Comité Nacional da LIMA exorta as autoridades competentes o respeito pelos direitos da criança, consagrados na Constituição da República de Angola, na Carta Africana dos Direitos e Bem-Estar da Criança e dos princípios da Convenção dos Direitos da Criança.

  O Secretariado Executivo do Comité Nacional da LIMA, apresenta a sua preocupação sobre o impacto da fome gritante, da nudez e extrema pobreza das famílias, resultante da crise social e económica, que afecta uma grande maioria das famílias anogolanas; exacerbou as desigualdades sociais e a criança vê-se à cada dia que disponta, privada do pão, água potável para mitigar a fome e a cede! Com esta dura realidade, eleva-se cada vez mais, o índice de adolescente na vida fácil ou de prostituição e em percentagem assustadora, se nos atermos às informações que ocorrem no dia-à-dia na nossa Angola!

  Neste contexto e momento menos bom para a criança e para todos nós, o Secretariado Executivo do Comité Nacional da LIMA deixa um apelo à sociedade angolana, às família, às Instituições e ao Estado deAngola para que toda atenção à criança, quer no meio urbano, suburbano e rural seja redobrada, no verdadeiro sentido da palavra e esteja no centro das decisões exequíveis, garantindo a protecção necessária e promovendo medidas que permitam a participação da criança no franco crescimento e desenvolvimento do país que sonhamos ter.

  À todas as nossas crianças, sejam obedientes aos vossos pais e sigam ao pé da letra as orientações dadas pelas vossas famílias! E aos papás e mamãs encontrem sempre tempo para os vossos filhos e filhas! Pois, todos os dias são dias da criança!

  É desejo da Liga da Mulher Angolana que toda criança tenha direito de um Dia feliz, que a sua luz sintile e que continue a iluminar o mundo, trazendo esperança ao nosso país, ao nosso continente e à humanidade.

 

Viva o Dia Internacional da Criança!

Viva a Criança Angolana

Viva a harmonia entre as famílias!

 

Luanda, 01 de Junho de 2024

Secretariado Executivo do Comité Nacional Da LIMA

 

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
X

Publicite aqui

Categorias