O Deputado da UNITA, Carlos Xavier, pelo circulo provincial de Malanje, sofreu atentado a mão armada pela tarde desta segunda-feira, 13 de Maio de 2024, por volta das 14h20 minutos, quando o deputado saia do maior mercado informal da província, que tinha sido abordado por dois homens que se faziam transportar de uma mota.
“Dizer que o senhor deputado Carlos Xavier sofreu um atentado quando eram 14h20 minutos, ele em companhia do seu motorista e o seu escolta. Saiam do maior mercado de Malanje, o mercado da Xawande. E, de repente apareceu dois indivíduos que se faziam transportar por uma motorizada; tentaram impedir a viatura do deputado e o segundo que estava pendurado sacou a pistola; o escolta deu logo conta e alerta o motorista para poder então, meter o deputado em fuga, logo que o motorista meu o carro em movimento, em velocidade os meliantes começaram logo a fazer tiro”.
“A primeira coisa que eles fizeram é furar o pneu da viatura, tentaram alvejar o motorista para ver se desviasse com a viatura. Felizmente o carro foi atingido mas o motorista, felizmente não foi atingido”, explicou o coordenador dos deputados na província de Malanje.
O deputado denuncia ainda que, o atentado surge na sequência de várias ameaças que os deputados da UNITA na província vêm sofrendo ao longo da presente legislatura, e que nunca tiveram esclarecimento pelas autoridades do estado, e espera que desta vez haja esclarecimento.
“Até agora não foram identificados, mas eles não estavam camuflados, estavam completamente visível, e estamos a aguardar que como a cena ocorreu por algum tempo, provavelmente que algumas pessoas tenham gravado, e estamos a pedir que a polícia faça esforço para se esclarecer. Porque foi a luz do dia e foram bem vistos, completamente vistos”.
“É o primeiro episódio que envolve deputado. Mas, nós queremos dizer que quer o deputado Carlos Xavier, quer o deputado, têm sido vítimas de muitas ameaças de mensagens, de enfim, e portanto, para hoje ocorrer esta situação. Mas, nós queremos deixar para que as coisas sejam esclarecidas; que as autoridades trabalhem, mas nós também estamos a fazer um trabalho para podermos ajudar as autoridades a esclarecerem o assunto”, disse o também Secretário Provincial da UNITA em Malanje.