UNIÃO NACIONAL PARA A INDEPENDÊNCIA TOTAL DE ANGOLA

UNITA

I CONGRESSO - (Constitutivo)

Muangai que se tornou celebre é nome de um subafluente do famoso e serpenteado rio Lunguembungu. Os portugueses baptizaram com esse nome o antigo posto colonial situado no coração da floresta densa do Moxico e que viria a ser abandonado em consequência das primeiras acções de guerrilha.

Nessa histórica localidade teve lugar, no dia 13 de Março de 1966, o Congresso Constitutivo, que marcou o nascimento da UNITA – União Nacional Para a Independência Total de Angola, na presença de angolanos mais progressistas e revolucionários, acabados de chegar da China Popular que acharam necessária a formação de um novo Partido Político que diferisse da FNLA e do MPLA, na sua filosofia e métodos de luta para a libertação nacional. Estiveram igualmente presentes autoridades tradicionais e populares da região.

Nessa data, assistiu-se à entrada, na cena política angolana, de uma nova força que veio dar um novo impulso à luta de libertação nacional, através da participação directa dos seus dirigentes no interior do país.