Caros Jornalistas, Angolanas e angolanos.
Começamos por saudar todas as mulheres pelo seu dia internacional que hoje se assinala, o 8 de Março, na esperança de que o seu papel importante e incontornávelcontinue a inspirar e alicerçar a construção de um mundo cada vez melhor.
A LIMA, organização feminina da UNITA, vai apresentar aqui a declaração alusiva a data, pelo que passo a palavraà Sra Presidente Nacional da LIMA.
Neste calor do mês da Mulher e do seu dia, fazemos também este encontro com os senhores jornalistas, para por vosso intermédio comunicarmos ao país e ao mundo, que a nossa UNITA nascida a 13 de Março de 1966 em Muangai, completa 58 anos de existência como organização que surgiu para libertar Angola do jugo colonial Português e torná-la uma Nação independente, democrática e desenvolvida no concerto das nações em Africa e no Mundo.
A luta da UNITA iniciada pelos jovens de então, liderados pelo saudoso Presidente Dr. Jonas Malheiro Savimbi, comprometidos com a causa de Angola e dos Angolanos, teve por fundamento um projecto de sociedade de 5 pontos anunciado no congresso constitutivo de Muangai, no dia 13 de Março de 1966, o conceituado “Projecto de Muangai”, onde pontificam:
1. Liberdade e Independência Total para a Pátria Mãe;
2. Democracia assegurada pelo voto do povo através de vários partidos políticos;
3. Soberania expressa e impregnada na vontade do povo de ter amigos e aliados, primando sempre pelos interesses dos angolanos;
4. Igualdade de todos os angolanos na pátria do seu nascimento
5. Na busca de soluções económicas, priorizar o campo para beneficiar a cidade.
Estes pilares mantêm-se válidos até aos dias de hoje, conjugados com outros princípios e valores que fazem da UNITA um verdadeiro estuários das várias camadas de angolanos em busca da dignidade na pátria do seu nascimento.
Destes princípios e valores destacamos o de manter a direcção do Partido no interior do Pais junto das populações, o que nos coloca em condições privilegiadas de perceber os reais problemas que os cidadãos enfrentam e as melhores soluções para resolvê-los, já que também é da nossa escola o princípio segundo o qual, devemos contar essencialmente com as nossas próprias forças. Pelo que ao comemorarmos 58 anos de existência da UNITA, o nosso foco são as autarquias em todos os municípios e em simultâneo, a melhor via para tirar Angola do marasmo em que se encontra, fruto da incompetência e da má governação do regime no poder há 49 anos.
Aliamos, por isso, o lema do ano 2024 às comemorações do aniversário da fundação do Partido.
Assim a nossa quadra tem como lema: MOBILIZAÇÃONACIONAL PARA AS AUTARQUIAS.
Temos como programação a abertura oficial da quadra no dia 4 de Março com a realização da Reunião da Comissão Organizadora;
Hoje dia 8 está a ocorrer esta conferência de imprensa e a declaração em alusão ao dia internacional da Mulher;
Amanhã dia 9 de Março acontecem em todo o país as reuniões ordinárias dos comités provinciais do Partido;
De 11 a 14 de Março, terá lugar em Benguela a Reunião do Comité Nacional da LIMA;
No dia 16 de Março, acontece o acto central das Comemorações do 58º aniversário da fundação do Partido, com um acto de massas a ser presidido por Sua Excelência Eng. Adalberto Costa Júnior, em Luanda, no recinto adstrito à Cidade Universitária.
Este acto terá mais dois momentos, sendo neste dia e lugar que será rendida uma homenagem a todos os mártires da UNITA tombados ao longo da caminhada, em diversas etapas e por diversos motivos, na sequência do nosso processo de reconciliação interna;
Será igualmente feito o lançamento oficial da campanha de actualização e certificação de membros do Partido, com a entrega simbólica do Novo cartão digital.
De 16 a 31 de Março vão ser realizadas diversas actividades sócio-culturais e recreativas em todo o território nacional.
A quadra comemorativa terá o seu fecho com as jornadas nas comunidades a serem desenvolvidas pelo Grupo Parlamentar da UNITA nos 164 municípios, para sentir dos cidadãos as suas apreensões, expectativas e sugestões sobre a contribuição da UNITA para a solução dos seus problemas.
Para toda esta jornada, queremos contar com o calor e participação de todo os membros, amigos e simpatizantes, mas também a colaboração das instituições públicas e privadas, bem como dos excelentíssimos senhores jornalistas, que fazem chegar as imagens sonoras, visuais e de texto aos quatro cantos do mundo.
Para terminar queremos reiterar o nosso firme compromisso de lutar com todos os meios legais para que os ideais do 13 de Março triunfem e fazer de Angola um país próspero, desenvolvido, livre do medo da pobreza e da corrupção.
Ao nosso Presidente Fundador e a todos os heróis tombados nesta caminhada dos 58 anos de existência da UNITA, rendemos a nossa singela homenagem, levantando a vossa caneta e com ela escrevermos a mais bela página da nossa história, colocando a UNITA
no poder em 2027, com o Presidente Adalberto Costa Júnior.
Luanda, 8 de Março de 2024
O Secretariado Geral do Partido
Deputado Virgílio Samussongo, Secretário Geral Adjunto da UNITA