Filha de José Chingunde e de Judith Leonardo Chingunde, nascida aos 7 de janeiro de 1972, natural do Huambo.
Licenciada em Gestão e Marketing pela Universidade independente de Angola.
Em 1976 na companhia de meus pais e irmãos fui obrigada abandonar a cidade do Huambo a ir para as matas, especificamente nas áreas do Chinguri e depois Miapia onde permacemos só com a mãe e irmãos até 1980.
Depois de investidas militares das FAPLA fomos forçados a ir para a Bela Vista, onde frequentei o ensino primário na escola municipal número 15.
Regressei ao Huambo em 1985, onde prossegui com estudos tendo concluído com curso Médio Agrário em 1991 no Huambo com especialidade em Veterinária.
Engressei a JURA em 1992 no Huambo sob liderança do Dr Américo Chivukuvuku.
Participei como Delegada a Convenção Nacional do Partido no Lobito em 1992.
Trabalhei no gabinete eleitoral em Benguela durante as eleições de 1992 liderado pelo Sr Engenheiro Blanche Vilongo Gomes (em memória).
Participei como Delegada ao VIII Congresso do Partido no Bailundo em 1994.
De 1994/95 trabalhei no secretariado da Justiça, no Bailundo com o então Secretário Nacional da Justiça Dr. Celestino Kapapelo.
Em 1996 com a nomeação do meu esposo para administrar a Região Norte, mudamos-nos para o Negage onde permanecemos com o Vice Presidente Engenheiro António Dembo (em memória). Ali trabalhei como professora de Matemática a 5a e 6a classe na escola dos padres.
Em 1997 fomos para Costa do Marfim, por orientação do Presidente Savimbi, onde permanecemos até 1999.
Regressados a Angola em Agosto, já na eminência da queda do Andulo, dois meses depois fomos para as matas e assim fizemos parte da Coluna Kapalandanda no Leste. No primeiro local onde permacemos por três meses participei de uma formação política, lecionadas pelo Vice Presidente António Sebastião Dembo ( em memória ), Dr Celestino Kapapelo ( em memória) e General Chiwale.
Em 2000 fiz parte de um dos grupos enviados aos campos de refugiados na Zâmbia, onde tive o privilégio de ser tutelada durante a viagem pela mãe Isalina Kawina.
Em 2002 com o calar das armas, regressei a Luanda para juntar-me ao esposo e demais familiares.
Fui Delegada ao IX Congresso do Partido realizado em Luanda no ano de 2003.
Participei como Delegada ao XIII Congresso realizado em 2019 onde fui eleita Membro da Comissão Política.