O Líder do grupo Parlamentar da UNITA Liberty Marlin de Dircéu Samuel Loth Chiyaka foi distinguido pelo Novo Jornal como a Personalidade Política do Ano 2023, tal como publicado na página oficial do Facebook do Grupo Parlamentar da UNITA, neste sábado, 8 de Junho de 2024.
A distinção surge na final de uma votação feita pelo público leitor daquele Órgão de Comunicação social, na qual concorreu ao lado de Vera Daves, Ministra das Finanças uma economista renomada que ficou na segunda posição com 26% dos votos e Daniel Félix Neto, Governador e 1º Secretário do MPLA da Província da Lunda Sul, um engenheiro de Mineração e ambiente que ficou na terceira posição com 18% dos votos.
Liberty Chiyaka Líder do Grupo Parlamentar da UNITA que pela primeira vez despoletou o processo de acusação e destituição do Presidente da República, venceu com 56% do votos.
De lembrar que Chiyaka é membro da Direcção da UNITA na qual já exerceu vários cargos com realce ao de Secretário Geral da JURA, o braço juvenil e Secretário Provincial da UNITA no Huambo.
A Premiação aconteceu esta sexta-feira 7 de Junho de 2024 e, segundo o Novo Jornal, é de natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as personalidades que mais se distinguiram nesta categoria. O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, foi o grande vencedor em 2023 como personalidade do ano de 2022, na mesma categoria – política – ganhando com uma larga maioria de 63% dos votos contra 15% da Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira e inquestionável vantagem de 22% do empresário e governador da província de Benguela, Luís Nunes, que foi o segundo mais votado.