Líder Juvenil defende que, os desafios essenciais da organização passam por mobilizar, formar e organizar

Nelito Ekuikui, Secretário Geral da JURA

“JURA: 50 anos face os desafios actuais” foi o tema abordado nesta segunda-feira, 14 de Outubro de 2024, pelo Secretário-Geral da JURA, braço juvenil da UNITA, Nelito Ekuikui, em palestra promovida pelo Secretariado das Vice-presidências do partido, no Complexo Sovsmo em Viana, Província de Luanda, para assinalar os 50 anos de fundação da organização juvenil, que se celebra a 28 de Outubro, onde o responsável juvenil defendeu que, os desafios essenciais e imediatos da organização passam por mobilizar, formar e organizar.

Na ocasião, o líder juvenil sublinhou que, os membros da organização que dirige devem servir realmente como braço de apoio do partido e conhecerem a linha política do seu partido.

“A juventude no seio do partido está primeiro porque é o viveiro do partido, garante a continuidade do partido no panorama político angolano”.

De acordo com Nelito Ekuikui, não basta estar no partido, ela precisa conhecer a linha política do partido, para que seja verdadeiramente um braço de apoio ao partido, e assim permitir que o partido possa chegar ao poder e realizar o angolano, através da mobilização do braço juvenil nas zonas urbanas, periféricas e aldeias.

Nelito Ekuikui considerou a JURA de ser o braço de apoio, baluarte da revolução do partido.

“Baluarte da revolução o quê que é isso?; quem são os delegados de lista? Quem são os activistas, quem são os cabos eleitorais. Devem ser os jovens”, disse o líder juvenil, sustentando que, o braço juvenil deve, não só, conhecer a linha política do partido, mas formar e organizar-se, tendo defendido a organização da juventude da sua força política a partir dos núcleos até ao comité local, e consequentemente concretizar o alcance da tomada do poder, pelo maior partido na oposição em Angola, a UNITA.

Para Nelito Ekuikui, o único desafio e o mais urgente que nós temos; imediato é a tomada do poder; a tomada do poder não se faz sem organização, a tomada do poder não se faz sem formação; a tomada do poder faz-se com organização, rigor e formação.

Nelito Ekuikui defendeu que, a JURA tem que se estruturar para ser capaz de encarar os desafios e as dificuldades que vai encontrar no terreno, e estar a altura de ter uma base de dados capaz de fornecer ao partido, pelo país, delegados de lista, comprometidos e capazes de dar resultados para o partido garantir a sua vitória, e uma JURA apta para ajudar na estruturação do partido da base ao topo e do top a base.

De acordo com o líder juvenil, os desafios essenciais que a organização tem pela frente passam por mobilizar a juventude, formar e organizar, para ela ter capacidade em períodos de defender a vitória do partido.

A Juventude Unida Revolucionária de Angola – JURA, Organização juvenil da UNITA, celebra o dia da sua fundação a 28 de Outubro, data em que foi criada pelo Presidente Fundador da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, em 1974, na Localidade da Úrea, província do Moxico. A organização juvenil celebra o seu dia nacional a 18 de Julho, data da morte do seu Patrono, David Jonatão Chingunji “Samuimbila”.

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
X

Publicite aqui

Categorias