MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS PELO PASSAMENTO FÍSICO DO VETERANO DA PÁTRIA ANTIGO COMBATENTE, PAULO JEREMIAS KAFOIA “Angola Livre”

A morte bateu mais uma vez; na sua acção traiçoeira, cruel e destruidora retirou do nosso convívio físico o emblemático Veterano da Pátria, Antigo Combatente, Brigadeiro na Reforma, Paulo Jeremias Kafoia, mais conhecido como “Angola Livre”.

A sua trajectória político-militar confunde-se com a história da UNITA em cujas fileiras militou desde o dia 15 de Agosto de 1966, quando contava apenas 16 anos de idade, trabalhando como activista político, a partir da sua aldeia natal em Katapi, na província do Moxico.

Assumiu variadíssimas responsabilidades, no Partido e nas ex-FALA, das quais destacamos as de Quadro Político, mobilizador do povo e de comandante das Forças, nas diferentes Unidades Militares, Zonas, Regiões e Frentes Militares, tendo sempre cumprido com zelo e dedicação as respetivas missões.

Participou em várias formações políticas e militares que alavancaram a sua carreira político-militar, tais como o curso na Academia Militar do Botswana e o de Comandantes-Quadros, na Bembwa RM 66.

Por tão significativa e heroica que foi a sua participação na luta de libertação nacional contra o poder colonial e na Resistência Popular Generalizada para a conquista da Paz e Democracia representativa e participativa, a morte do Mais Velho “Angola Livre” constitui uma grande perda, não só para a sua família biológica e para o Partido, mas também para o País. Como nos ensina a sabedoria africana, a morte de um idoso equivale a uma biblioteca em chamas, deixando as gerações presentes e vindouras sem a possibilidade de beber da sua experiência acumulada ao longo da sua vida, passada em luta.

O Mais Velho “Angola Livre” junta-se, assim, à galeria dos nossos Heróis e Mártires que começa com o comandante Samako, prossegue com o Presidente Fundador Jonas Malheiro Savimbi e demais conhecidos e anónimos que deram o seu melhor para o triunfo da causa de liberdade, paz e progresso de Angola defendida pela UNITA.

Neste momento de dor e consternação, em nome da Direcção do Partido, dos Membros da UNITA, e o meu próprio, vergo-me diante da memória do Antigo Combatente Veterano da Pátria Paulo Jeremias Kafoia, as mais profundas e sentidas condolências à família enlutada e ao Secretariado dos Veteranos da Pátria e Antigos Combatentes.

Que a sua alma descanse em Paz!

Luanda, 15 de Julho de 2024.

Presidente da UNITA

Adalberto Costa Júnior

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
X

Publicite aqui

Categorias