Foi com profunda dor e consternação que o Grupo Parlamentar da UNITA tomou conhecimento do falecimento de Sua Eminência Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, ocorrido a 28 de Setembro do ano em curso, por doença, aos 99 anos de idade.
O Cardeal Dom Alexandre do Nascimento marcou a História da Igreja Católica em Angola e não só, tendo, entre várias realizações, trabalhado para a recuperação dos bens da Igreja na fase de transição do período do Partido Único – marcado por perseguição de fiéis e expropriação do património da Igreja – para a Democracia Mulitipartidária.
Com o seu empenho, na qualidade de Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e de Arcebispo Metropolitano de Luanda, foi devolvida a antiga Escola “Trabalho em Luta”, que voltou a ser o Seminário Maior de Luanda. Trabalhou igualmente, com afinco, para o ressurgimento da Emissora Católica de Angola (Rádio Ecclesia). Teve um papel de dimensão transnacional na Caritas de Angola, cuja acção filantrópica aliviou bastante o sofrimento das populações durante o conflito armado que assolou o País.
O Cardeal Dom Alexandre do Nascimento foi uma autoridade moral, um patriota, negociador, medianeiro e conselheiro, que há de-fazer enorme falta ao País e à família, numa altura em que todas as mentes pensantes são chamadas a darem o melhor de si para salvar Angola da profunda crise de valores em que se encontra.
Nesta hora de dor e luto, a Direcção do Grupo Parlamentar da UNITA, em nome de todos os seus Deputados, assessores, assistentes e funcionários, endereça à família enlutada e à Igreja Católica em Angola os seus sentimentos de pesar e manifesta votos de solidariedade.
Paz à sua alma.
Luanda, 28 de Setembro de 2024
O GRUPO PARLAMENTAR DA UNITA