O Grupo Parlamentar da UNITA tomou conhecimento com bastante pesar do falecimento da anciã Antonica Dembo, matriarca da família Dembo, de 100 anos de idade, e mãe do ex-Vice-presidente da UNITA, António Sebastião Dembo, ocorrido a 11 de Maio do ano corrente, em Luanda, por doença.
A mãe Antonica Dembo foi uma nacionalista convicta e defensora acérrima da cultura e tradições do povo ambundu e promotora da língua nacional kimbundu. Empenhou-se de corpo e alma na educação e formação de várias gerações de angolanos, tendo participado, não só na Luta de Libertação Nacional, como também na Luta pela Conquista da Democracia em Angola.
A avó Antonica Dembo soube sempre cuidar e apoiar os filhos e demais patriotas que com ela viveram e conviveram, enquanto monitora de um dos centros de refugiados angolanos na ex- República do Zaire, hoje RepúblicaDemocrática do Congo (RDC), demonstrando muito afecto e compaixão.
A morte da mãe Antonica Dembo priva a família e a sociedade de uma distinta Mulher de Mérito, uma guardiã do nacionalismo angolano e dos valores africanos de que a sociedade carece.
Nesta hora de dor e luto, o Grupo Parlamentar da UNITA, em nome de todos os seus Deputados, assessores, assistentes e funcionários, endereça à família enlutada, em particular ao Deputado e Vice-presidente da UNITA, Simão Albino António Dembo, os seus profundos sentimentos de pesar e votos de solidariedade.
Paz à sua alma!
Luanda, 14 de Maio de 2024
O Grupo Parlamentar da UNITA