Adalberto Costa Júnior, Presidente da UNITA, incentivou neste sábado, 22 de Junho de 2024, no município do Cazenga, em Luanda, à realização de um congresso com múltiplas candidaturas no V Congresso da LIMA, braço feminino da UNITA.
O Presidente da UNITA deixou o seu incentivo ao discursar durante o acto central do 18 de Junho, que assinalou os 52 anos de fundação da Liga da Mulher Angolana.
De acordo com Adalberto Costa Júnior, o V Congresso Ordinário da LIMA, a exemplo da liderança do partido e da outra organização de massas da JURA, tem que ser um congresso plural com múltiplas candidaturas na sua liderança a candidatarem-se, realçando ser esta, a prática da UNITA, e o modelo que este partido deixa para Angola.
O Presidente da UNITA disse que, “este é o respeito que nós queremos demonstrar aqui”.
Adalberto Costa Júnior defendeu que, os seu partido iniciou o abraço à democracia efectiva, como um valor político, há muito tempo; há muito tempo, já lá vão dezenas de anos.
“Começou há muito tempo, foi anunciado em Muangai, e antes do fim da guerra nós praticamos um modelo de democracia que não era igual a essa, mas era aproximado, depois aperfeiçoamos. E, quando a paz chegou abraçamos sem limites a pluralidade democrática”, disse o Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior.
De lembrar que, a LIMA – Liga da Mulher Angolana, foi fundada a 18 de Junho de 1972, pelo Presidente Fundador da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, na localidade de Massivi, província do Moxico.