A 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar (UIP), teve início nesta segunda feira, em Luanda, e vai eleger, pela primeira vez, uma mulher africana como seu 31º Presidente, em substituição do deputado português Duarte Pacheco, segundo a porta-voz do evento, Idalina Valente.
A 147ª Assembleia-Geral da UIP vai decorrer de 23 a 27 de Outubro, sob orientação da deputada Carolina Cerqueira, na qualidade de presidente do Parlamento angolano, e os trabalhos técnicos do maior evento interparlamentar vão decorrer no Palácio da Assembleia Nacional, que se torna “a capital legislativa do mundo”, até sexta-feira 27 de Outubro.
Quatro mulheres de parlamentos de África concorrem ao cargo para um mandato de três anos, nomeadamente Adji Diarra Mergane Kanouté, do Senegal, Catherine Gotani Hara, do Malawi, Tulia Ackson, da Tanzania, e Marwa Abdibashir Hagi, da Somália, prevê ainda adoptar várias resoluções e deliberar sobre a adesão das Bahamas, como 180º Parlamento-membro da organização. Esta é a primeira vez, na história da organização, que ocorrerá uma eleição apenas com candidatas do género feminino e todas provenientes do continente africano.
A 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar (UIP) arranca hoje, em Luanda, com a presença de mais de mil deputados de todo o mundo, nomeadamente alguns presidentes dos 179 parlamentos da organização, com foco na promoção da paz e da democracia.
Dezenas de delegações de todo mundo estão já no palco do evento, representando uma oportunidade para centenas de deputados traçarem os caminhos para a paz e a democratização efectiva dos países.
O evento, que reúne mais de mil deputados de todo o mundo, incluindo alguns presidentes dos 179 parlamentos da organização, Angola terá o privilégio de estrear o hino da UIP, a ser entoado pela orquestra sinfónica Kaposoka (um projecto musical infanto-juvenil genuinamente angolano).
Durante a Assembleia Geral da União Interparlamentar, os parlamentares vão analisar as estratégias da organização nas alterações climáticas, responsabilização a todos os níveis, bem como a transformação de discursos em acções de combate às alterações climáticas.
É o principal interlocutor parlamentar da Organização das Nações Unidas (ONU) e leva a voz dos parlamentares aos processos de tomada de decisão das Nações Unidas, apresentando regularmente suas resoluções na Assembleia Geral, realizando declarações, participando em debates e organizando reuniões parlamentares sobre os temas principais da agenda da ONU.
Fundada em 1889, por iniciativa do inglês William Randal Cremer e do francês Frédéric Passy, a UIP é uma plataforma única para a observação de opiniões e tendências políticas em todo o mundo, e desempenha também o papel de principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas.